Agronegócio

04/03/2024 08:32

Nova ferramenta para manejo hídrico na lavoura estará presente na Expodireto Cotrijal

Durante o evento, que começa hoje, dia 4 e segue até 8 de março, em Não-Me-Toque/RS, a Lindsay destacará o FieldNET NextGen™, a nova interface de sua consagrada plataforma que chega em 2024 muito mais intuitiva

Ter uma gestão eficiente dos recursos hídricos é fundamental para o bom desenvolvimento da lavoura, ainda mais diante dos fenômenos meteorológicos que impactam na oscilação das temperaturas como vivenciamos nos últimos anos. Para ajudar a classe produtora nessa árdua missão, tornando mais assertiva as tomadas de decisões sobre o manejo da irrigação, a Lindsay América Latina, empresa representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™, terá como destaque na Expodireto Cotrijal, que começa hoje, dia 4 e segue até 8 de março, em Não-Me-Toque/RS, o FieldNET NextGen™.

A nova interface da consagrada plataforma FieldNET estabelece aos usuários novos padrões no gerenciamento da água na irrigação, oferecendo aos produtores e profissionais agrícolas análises claras e concisas de milhares de pontos de dados processados em tempo real. Por meio de mapas, gráficos e um aplicativo móvel intuitivo, a solução mostra como os agricultores podem avaliar rapidamente suas necessidades para tomar as decisões informadas e fazer essas alterações remotamente. Desta forma garantem que a operação seja o mais eficiente possível maximizando os rendimentos com economia de tempo.

Somado a isso, o mapeamento de última geração da ferramenta, incluiu imagens de satélite e permite que os clientes visualizem geograficamente e ainda interajam com seus sistemas de irrigação e campos. Desta maneira podem monitorar padrões de irrigação, níveis de umidade do solo e outros fatores vitais que influenciam a irrigação e o desempenho da cultura com precisão sem precedentes. Complementando seus diferenciais, a ferramenta gera ainda relatórios e análises inteligentes com recomendações personalizadas para tomada de decisões em tempo real.

De acordo com Juan Latorre, gerente de vendas da Lindsay América Latina, destacar essa tecnologia na Expodireto é muito pertinente, pois a região de Não-Me-Toque, bem como boa parte do Estado do Rio Grande do Sul, é bastante tecnificada. “Os produtores gaúchos são muito bem informados e buscam inovações. Não à toa que a região onde será realizada a feira, é a que mais se sobressai com a irrigação por pivô central em todo o estado”, destacou.

A feira

A Expodireto Cotrijal é reconhecida como uma feira que reúne o que tem de mais atual em termos de máquinas e implementos agrícolas, produção vegetal e animal e serviços. Em 131 hectares, também abre espaço para a agricultura familiar, discute os principais temas de interesse do agro, através de fóruns e palestras em dois auditórios, e aproxima empresas estrangeiras e brasileiras, com ampla programação na área internacional. E ainda conta com um local exclusivo para inovação e tecnologia: a Arena Agrodigital.

No último ano o evento registrou números recordes, foram 320,5 mil visitantes com a participação de 591 expositores. Segundo os organizadores, os negócios gerados superaram a marca de R$ 7 bilhões. “A Expodireto é uma feira muito bem organizada, onde há aderência e tem se tornado a cada ano que passa um dos principais eventos do estado e do país. Prova disso tem sido a procura por visitantes internacionais justamente diante dessa maior representatividade”, disse Latorre.

Segundo o gerente de vendas da Lindsay, para este ano a participação no evento é cercada de desafios para a classe produtora. Um deles é a questão da instabilidade climática, como já dito anteriormente, que tem impactado diretamente na produção no campo e gerado muita dor de cabeça. Outro fator, principalmente aos que cultivam grãos, é a questão da disponibilidade de linhas de crédito junto às instituições bancárias. “Como alternativa para os clientes, temos atuação junto com banco de fábrica DLL, onde há recursos com taxas de juros bem atrativas para viabilizar as negociações que surgirem na feira”, frisou o profissional.

Além de toda sua tecnologia para irrigação, a Lindsay também irá reforçar durante o evento a importância da utilização de peças originais, principalmente nas manutenções preventivas dos equipamentos para garantir que haja maior durabilidade dos mesmos. “Esse é um assunto muito importante, afinal, peças originais irão garantir alta performance no campo. Também é importante reforçar aos visitantes que a nossa rede de revendas do Rio Grande do Sul é uma das melhores do país, com atuação muito direcionada”, finaliza Latorre.

Sobre a Lindsay

Fundada em 1955 na cidade de Omaha, a Lindsay Corporation é especializada em irrigação e infraestrutura de água, com atividades no Brasil desde 2002. A empresa é conhecida principalmente por seus sistemas de pivô central, tecnologia que revolucionou a forma como a água é aplicada em campos agrícolas. Não por acaso, ela está instalada no estado do Nebraska, que é referência mundial em tecnologia de irrigação de grandes lavouras.


Plantão

(11) 93714-6368